Eleições Cerfox: Conheça quem são os candidatos

Publicado em: 24 de setembro de 2021

Nesta sexta-feira (24),  a partir das 13h, ocorrerá a eleição do Conselho Fiscal e Administrativo da Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia Fontoura Xavier (CERFOX). Diferente dos demais anos, a eleição será  decidida através dos 201  Delegados representativos.

A última decisão judicial autorizou as cláusulas do novo estatuto alteradas em assembleia, sendo assim, estiveram aptos a disponibilizar o nome aqueles que nos últimos 10 anos fizeram parte do Conselho Fiscal, Administrativo ou foram delegados da Cooperativa.

A eleição está dividida em duas etapas e o resultado será divulgado no mesmo dia da eleição. Primeiramente, na sexta-feira (24), ocorrerá a eleição para à CERFOX – Cooperativa de Distribuição de Energia de Fontoura Xavier, a votação será realizada a partir das 13h às 15h nas regionais (Arvorezinha, Dois Lajeados, Casca, Nova Bréscia, Fontoura Xavier e Barros Cassal). Na segunda-feira (4), a eleição será para escolher o Conselho Administrativo da CERFOX – Cooperativa de Geração e Desenvolvimento de Fontoura Xavier, a partir das 9h às 11h.

Conheça os candidatos à presidência da CERFOX.

CHAPA 1
A Chapa 1 é composta pelo atual presidente da Cooperativa, Diógenes Laste e pelo vice-presidente, Darli Landin. O candidato a reeleição, Diógenes Laste, é filho de Ermindo José Laste e Ângela Eva Laste, é natural do município de Nova Bréscia, onde foi prefeito por dois mandatos e teve suas contas aprovadas e recomendadas pelo Tribunal.

Candidato a Presidência, DIÓGENES LASTE e Candidato a Vice-Presidência, DARLI DOS SANTOS LANDIN.

Ao falar sobre seu pai, o Presidente ressalta que foi um dos fundadores da Cosuel e Sicredi. “Meu pai sempre dizia que na comunidade onde há cooperativismo há progresso. Quando assumi a presidência, sempre prezei pela verdade e transparência, e na certeza do bom trabalho que fiz, estou aqui como candidato a reeleição”, diz.

Diógenes iniciou sua vida política logo cedo, ainda adolescente, quando foi pela primeira vez foi tesoureiro do Grêmio Estudantil e desde então prosseguiu atuando ativamente na comunidade como um verdadeiro líder, foi presidente de dois Esporte Clubes; presidente do grupo de jovens; presidente da comunidade; funcionário público, profissão a qual ressalta como muito importante; vereador e posteriormente reeleito como o vereador mais votado do município no ano de 2010.

Em 2004, após participações importantes e ativas na sua comunidade, decidiu concorrer a Prefeito de Nova Bréscia, e foi eleito com a maior margem de votos da história do município, em 2008, a história repetiu-se novamente, Diógenes foi reeleito e novamente obteve a maior margem de votos.

Ao terminar os dois mandatos, teve suas contas aprovadas e recomendadas pelo Tribunal de Contas. “Quando prefeito, busquei dar oportunidades para todas as comunidades buscarem a fatia merecedora de recursos públicos,, meu objetivo sempre foi trabalhar pela comunidade, visando desenvolvimento e oportunidades”, diz.

Em 2019, Diógenes Laste assumiu a presidência da CERFOX, e ao falar sobre suas metas caso dor reeleito, ressalta que ccontinuará economizando para construir. “Sempre digo que gosto de ser a pessoa mais humilde, pois a humildade vem sempre em primeiro lugar. Iremos continuar apoiando a Saúde e Educação, trabalhando constantemente, investindo na Cooperativa, na energia para todos, pois a energia é um direito de todos. Quando assumi a CERFOX, reogranizei pontos importantes, setores, visando à economia para que os resultados fossem cada vez melhor e a evolução constante”, pontua.

Por fim, o presidente deixou seu recado aos associados e comunidade em geral. “Muito trabalho, compromisso, observar a verdade é ter coragem e vontade de realizar aquilo que nosso associado deseja e está esperando. Temos compromisso com mais de 16 mil associados, com 34 municípios, que merecem um trabalho voltado para o respeito, humildade, dedicação e igualdade”, finaliza.

CHAPA 2
A Chapa 2 é liderada por Ênio Comunello, Vice-Presidente, Neri Guterres dos Santos. Ênio, é Fontourense da Barra do Galvão, interior do município de Fontoura Xavier-RS. Possui como atividade principal à agricultura familiar,  produção de lenha e restaurantes e hotéis na cidade de Porto Alegre.

Candidato a Presidência da Cerfox, ÊNIO COMUNELLO

Candidato a Vice-Presidência da Cerfox, Neri Guterres.

De acordo com o candidato, Neri, ele nunca exerceu cargos políticos, apenas nas comunidades por onde passou, atuando ativamente como presidente da comunidade de Colônia Nova e da Paróquia de São José do Herval.

Ênio ressalta que sua candidatura deve-se à revolta do quadro social de não mais poder falar nas assembleias e votar nas eleições. Também, devido a alteração no estatuto, que proíbe a candidatura de quem nunca ocupou cargos na cooperativa nos últimos dez anos. Comunello ressalta que não concorda com a política equivocada da atual direção de não construir e ignorar completamente a nova onda de geração de energia solar.

Como suas principais metas, Ênio reforça que irá realizar uma nova reforma estatutária mantendo os delegados como sempre teve, e devolvendo aos associados o direito de falar nas assembleias e votar nas eleições, permitindo que qualquer associado,  em  qualquer tempo, possa concorrer aos cargos eletivos na sua cooperativa de energia elétrica. Também recuperar o tempo e os pontos perdidos de geração de energia, seja hidrelétrica, solar e outras que estão em desenvolvimento pelo mundo.

Comunello é  associado há cerca de nove anos. Atualmente é membro do Conselho Fiscal da Cooperativa CERFOX.

Ao falar sobre sua experiência em relação à Cooperativa e ao modelo de Cooperativismo abordado pela CERFOX, Ênio ressalta que  uma cooperativa é uma sociedade de pessoas e não de capital. O sócio deve se sentir dono, poder administrar livremente a sociedade, receber dividendos, e não apenas só contribuir a vida inteira e ser chamado somente quando existir prejuízo para cobrir.

Ênio pontua que no atual modelo adotado na Cooperativa, o associado é apenas um número, não pode falar e votar, seu capital só desvaloriza, os lucros são todos destinados para construir usinas, mas quem constrói usinas são empresas que vem de fora da área de ação da Cooperativa. “Ela compra quase 100% da energia que distribui e com isso, além de ficar na mão de terceiros, não tem margem para baixar as tarifas para os associados. Isso é normal, é básico, não impressiona, fornecer energia e manter redes ligadas custa caro, muito caro, como são as contas de luz. Movimenta muitos milhões. Sempre foi e sempre será assim. Isso não está em debate na eleição. São outros problemas que levaram os associados a querer mudar esse modelo de administração”, diz.

Por fim, o Candidato da Chapa 2 deixa seu recado aos associados e população em geral. ” Senhores e senhoras associadas e delegados eleitores. Estamos vivendo um momento importante na história da CERFOX. É preciso travar esses procedimentos de ditadura que implantaram na Cooperativa. Proibir os donos de falar, votar e ser candidatos é um ato de ditadura, que não se encaixa nos princípios de uma sociedade cooperativa. Precisamos retomar os investimentos de geração para um dia poder fazer um preço melhor nas tarifas. Precisamos da força de todos, mais ainda dos delegados representantes, de votar pela mudança do que está acontecendo, apesar das conversas de milhões de reais para todo lado. Hoje, em 24 de setembro, bem próximo, solicitamos aos associados que recomendem e aos delegados, que votem para a Chapa 2, com certeza chapa ficha limpa”, finaliza

Escrito por: Clic News

Compartilhe: