102 anos esbanjando saúde e vitalidade

Publicado em: 29 de Julho de 2016

Em casa simples nos fundos da Picada Zifa, interior de Fontoura Xavier, rodeada por montanhas e mata verde, mora dona Celina Lima, conhecida como “Velha Dileta” uma senhora de 102 anos de idade que esbanja vitalidade e vontade de viver.

Se não for a mulher mais velha do município, com certeza ocupa o ranking das pessoas de mais idade e com maior vitalidade.

As mãos calejadas e as marcas de expressão na face mostram a vida sofrida, de quem criou 9 filhos enquanto ajudava o marido na roça e ainda cuidava dos afazeres de casa.

Aos 102 anos, Dona Celina lava, cozinha, limpa casa, vare o pátio e ainda compra os tecidos e costura suas próprias roupas. Dona de uma saúde de dar inveja, vive seus dias sem ingerir nenhum medicamento. Sua única dificuldade é a audição, devido à idade avançada.

Ao longo de uma conversa de mais de hora na varanda da casa, a idosa relembra de alguns momentos que marcaram a sua vida, como quando perdeu sua mãe, aos 4 anos de idade, e foi adotada por outra família. Lembra do casamento, do nascimento dos filhos e da dor de perder dois deles ainda muito pequenos.

Com orgulho fala da força e coragem que sempre teve. “Tinha as crianças pequenas e levava elas no colo para a roça. Tinha que carregar um colchão junto e arrumava eles numa sombra para poder trabalhar”, explica.

Uma alimentação saudável e uma pequena dose de vinho todos os dias são a receita de saúde de Celina, sem esquecer da espiritualidade, praticada através da oração. Criada na tradição católica, sempre foi uma frequentadora assídua da igreja, porém a distância da capela dificulta a participação nas celebrações. “Agora eu rezo em casa, rezo pela minha família, pelos amigos e até pelos meus vizinhos”, explica.

Felicidade para ela se resume a viver bem e ter por perto os filhos, netos, bisnetos e tataranetos que já perdeu as contas de quantos são.

Escrito por:

Compartilhe: